UERN organiza maior evento acadêmico de computação da América Latina em Natal

reduy

Natal sediará, entre os dias 22 e 26 de julho, no Centro de Convenções de Natal, o maior evento acadêmico de Computação da América Latina, o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018). O CSBC 2018 está sendo organizado pelo Departamento de Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sob a coordenação-geral do Prof. Dr. Chico Dantas, diretor do Campus da UERN em Natal.

Com o tema “Computação e Sustentabilidade”, o CSBC 2018 oferecerá aos participantes quatro dias de intensa vivência para um amplo debate sobre como a computação impacta as questões ambientais.  “Promover sustentabilidade é, antes de tudo, criar e manter condições para avançar em harmonia com o meio ambiente.

Em termos de avanços tecnológicos, a Ciência da Computação usada em prol da sustentabilidade emerge como um campo interdisciplinar, no qual técnicas computacionais são usadas para possibilitar o desenvolvimento sustentável, e, desse modo, equilibrar as necessidades ambientais, econômicas e sociais.

O tema será discutido na capital que possui o ar mais puro das Américas e o segundo maior parque florestal urbano do país, o Parque das Dunas, que rodeia o Centro de Convenções, onde o CSBC acontecerá”, ressalta Dantas.

A programação do Congresso incluirá 24 eventos paralelos, com exposições de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates sobre assuntos relacionados ao uso da computação em prol da sustentabilidade. A expectativa é que três mil pessoas participem do CSBC 2018.

Segundo Dantas, a expectativa é a melhor possível. “Para esta edição, teremos uma programação rica, cobrindo as mais diversas áreas da computação, cases de empresas e a presença de palestrantes renomados e internacionais, debatendo sobre como o uso da computação pode criar condições para que a tecnologia possa avançar em harmonia com o meio ambiente. Além disso, o CSBC 2018 trará benefícios sociais por meio da promoção de ações sustentáveis, objetivando a conscientização da população em geral para a importância do desenvolvimento tecnológico alinhado com a sustentabilidade ambiental”, adiantou.

Um dos eventos base do CSBC será o 12º Women in Information Technology (WIT), uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados às questões de gênero em Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Outro evento que merece destaque é o 20º Seminário de Computação e Mercado, que tem por objetivo incrementar a cooperação e a interação entre as universidades, empresas, sociedade e os diferentes níveis e esferas de governo. O COMPUTEC busca identificar e analisar grandes e importantes desafios e oportunidades em inovação e desenvolvimento tecnológico.

Todas as informações sobre o CSBC estão reunidas no site: http://natal.uern.br/eventos/csbc2018/ . Lá também podem ser feitas as inscrições. Estudantes e profissionais que ainda não são associados à SBC podem se associar (ou renovar a associação) no processo de inscrição, para obter desconto para se inscrever no Congresso. Também podem se inscrever estudantes do Ensino Médio, com valor diferenciado.

Bombas juninas podem causar acidentes graves, principalmente em crianças

f7bd2fb5a620570bb9de0e2cf29dc8fa

Amina Costa/Da Redação Jornal De Fato

O período junino começou e, com ele, as atividades que são bem típicas desta época do ano. A principal delas é a venda de bombas e fogos de artifício, que fazem a alegria de crianças e adultos, principalmente nas noites de fogueira. No entanto, é preciso tomar bastante cuidado na hora de comprar as bombas juninas, para evitar acidentes, principalmente em crianças.

Em Mossoró, é comum ver uma roda de crianças soltando bombas juninas nos bairros da cidade, muitas vezes, sem a supervisão de adultos ou responsáveis, facilitando para a ocorrência de acidentes. É importante tomar alguns cuidados em relação ao local onde as bombas e fogos estão sendo utilizados, para que acidentes mais graves sejam evitados.

Para as crianças pequenas, os cuidados precisam ser redobrados, já que elas não têm discernimento para saber qual a bomba de são-joão mais adequada para a sua idade. Cabe aos pais saber quais os objetos adequados para a idade das crianças e estar sempre supervisionando na hora da brincadeira.

Larissa Duarte, que tem um filho de dois anos, conta que toma bastante cuidado com as bombas que escolhe para a criança brincar neste período junino. Ela explica ainda que escolher e averiguar se as bombas precisam do uso de fogo para funcionar foi uma forma que ela encontrou de não privar o filho das brincadeiras juninas.

“Nesta época do são-joão há muitas coisas divertidas a serem feitas e perigosas também. Eu tenho uma criança de dois anos, não evito que ele experimente certas brincadeiras, mas quando se tratam de brincadeiras relacionadas a bombas, fogos e que envolvam fogo, eu acabo me precavendo, não deixando ele brincar e não comprando esse tipo de fogos”, conta.

Larissa Duarte comenta que procura sempre saber do vendedor do produto a forma certa de utilizá-lo, para evitar comprar um produto que não condiga com a idade do seu filho. “Quando eu vou comprar essas bombas, eu pergunto ao vendedor a forma que faz para aquele produto funcionar. E se ele precisar utilizar fogo, por mais que não pareça ofensivo, eu não levo para casa. Então, eu acabo optando por aquelas bombinhas que a gente solta e elas já estalam, bombas menos perigosas”, relata.

Ela conta ainda que, além de escolher bombas adequadas para a idade do seu filho, também o mantém distante de crianças maiores, quando elas estão brincando com bombas um pouco mais perigosas. Larissa frisa que brincadeiras que envolvem fogo são imprevisíveis e que os cuidados têm que ser triplicados.

“Quando ele está na companhia de crianças maiores, que estão brincando com bombas mais perigosas, eu o mantenho mais distante, porque eu acho que o fogo nessas brincadeiras, a gente não tem noção de como pode terminar. Pode vir a queimar um dedo, soltar de forma errada e atingir outra pessoa. Então, eu o coloco mais distante e o deixo no cantinho dele com as bombas que eu comprei e que o vendedor me instruiu a usar da forma correta, sem necessidade de fogo”, explica Larissa Duarte.

Acidentes podem acontecer devido manuseio errado de bombas

Durante os festejos juninos, os principais riscos são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, o manuseio de fogos próximos à rede elétrica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que vendem comidas típicas e fogos de artifício.

A advogada Larissa Duarte conta que, quando era criança, presenciou um acidente provocado por uma bomba junina que ocorreu com um primo dela. Ela diz que, na época, o rapaz tinha 11 anos e não sabia manusear a bomba corretamente. Esse fato a deixou bem receosa com o fato de utilizar esses artigos durante o são-joão.

“Eu, na minha infância, brinquei com bombas e cheguei a presenciar um acidente com um primo meu que não sabia utilizar a bomba. Ele colocou fogo no pavio, achou que não tinha acendido e acabou estourando a bomba na mão dele. Ele se queimou nos braços e na mão. Hoje, eu tomo muito cuidado na hora de manusear, porque sei que os acidentes podem ser bem maiores”, conta.

Para evitar esse e outros tipos de acidentes, é importante não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.

FORRONOVOS 2018 tem início no próximo dia 14 e terá shows e festivais de quadrilhas na programação

Programação FORRONOVOS 2018 (1)

Um dos maiores festejos juninos do Seridó Potiguar tem início na próxima quinta-feira (14) em Currais Novos e terá uma programação especial até o domingo (17). Em sua 23ª edição, o FORRONOVOS teve sua programação oficial lançada na noite desta quinta-feira (07) durante o projeto “Arte e Música na Praça”, na Praça Cristo Rei, e contou com a presença do Prefeito Odon Jr, dos secretários municipais Ana Albuquerque (SEMTUR), Ronaldo Gomes (Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”), da vereadora Zefinha Moura, secretários municipais, servidores, imprensa, além da participação popular.

No lançamento da programação, o Prefeito Odon Jr destacou a importância do evento para a cidade. “O FORRONOVOS é um evento que há 23 anos valoriza a cultura junina, e temos buscado cada vez mais contribuir com essa importante festa. Neste ano estamos valorizando as quadrilhas juninas e teremos uma boa premiação, assim como os shows que serão com artistas locais”, comentou.

Programação do FORRONOVOS 2018

  • Segunda-Feira (11 de Junho)

– Forró na Feira Livre às 8h.

 

  • Quinta-feira (14 de Junho)

– Abertura Oficial no Palácio dos Esportes “Cortez Pereira”, às 19h, com a escolha da Rainha e Rainha Mirim do FORRONOVOS 2018.

 

  • Sexta-Feira (15 de Junho)

– Apresentações no Palácio dos Esportes “Cortez Pereira” às 19h.

– Shows no Largo do Coreto Guarany a partir das 22h: Cebola Ralada e Robson Carneiro & Forró de Autoridade.

 

  • Sábado (16 de Junho)

– Corrida da Fogueira a partir das 15h, com Largada e Chegada em frente à Prefeitura Municipal.

– I Cão Drilhado (ONG Amigos de Chiquinho), no Corredor Cultural a partir das 16h.

– 19h, Palácio dos Esportes: Concurso de Quadrilha Junina categoria “Estilizada” com resultado e entrega de premiação.

– Shows no Largo do Coreto Guarany a partir das 22h: Giullian Monte e Musa da Balada.

 

  • Domingo (17 de Junho)

– Corrida de Jegue no Parque de Exposições “Dr. José Bezerra de Araújo” às 8h.

– 19h, no Palácio dos Esportes “Cortez Pereira”: Concurso de Quadrilha Junina categoria “Matuta” com resultado e entrega de premiação.

Caminhoneiros fazem protesto e interditam BR em Currais Novos por 48 horas

FOTOS

A BR 427, próximo a Currais Novos, mais precisamente no “Trevo de São Vicente”, está interditada para o tráfego de caminhões. O ato tem como protesto as constantes altas no preço do diesel. Os manifestantes prometem interditar a BR por pelo menos 48 horas.

image3

O tráfego será liberado apenas para carros pequenos, caminhão que transporta oxigênio para o hospital e os pequenos cargueiros que carregam medicamentos. Caso necessite de combustível para o posto que abastece as viaturas, ambulâncias e veículos que transportam os pacientes que fazem hemodiálise, o caminhão que carrega combustível também será liberado.

thumbnail_image1-1-1

Ontem o protesto ocorreu a tarde na BR 226, em frente ao Posto Toscano.

Fonte: Blog Jean Souza

Operação Direct: MPRN investiga pedofilia por rede social

20180326_operacaodirect

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a operação Direct. A ação investiga pedofilia por meio de rede social e o envio de conteúdo pornográfico por parte de um homem para uma criança de 10 anos, que mora na Grande Natal, por meio de redes sociais. Equipes do Ministério Público de São Paulo, com acompanhamento de uma promotora de Justiça do MPRN, cumpriram mandado de busca e apreensão na capital paulista, onde o investigado mora.
De acordo com as investigações do MPRN, no ano passado o aliciador usou o serviço de mensagem direta de uma rede social da criança para estabelecer o primeiro contato. Após algumas conversas, o homem passou a tentar seduzir a criança e chegou a enviar foto com conteúdo pornográfico para ela. Na troca de mensagens, o aliciador usava perfis falsos. O nome da operação é uma alusão a esse serviço de mensagens diretas disponível na rede social.

“A mãe estava atenta à navegação da criança na internet e em certo momento acabou vendo a troca de mensagens e procurou o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Iniciamos a investigação imediatamente. Usamos uma metodologia de cruzamentos de dados, fazendo com que a apuração fosse praticamente toda virtual até conseguirmos localizar o aliciador”, explicou a promotora de Justiça Liv Severo, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN. Liv Severo foi quem, com apoio do MPSP, cumpriu o mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira.

Resultado da pesquisa Consult/98 FM

ELEIÇÕES-DD

A senadora Fátima Bezerra lidera as intenções de voto para governo, indica pesquisa Consult/98. A parlamentar do PT aparece na pergunta estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, com 27,12% de intenções de votos. Carlos Eduardo Alves (13,29%), Geraldo Melo (7,29%), Robinson Faria (5,35%), Fábio Dantas (1,76%) e Tião Couto (1,29%) completam a lista dos que pontuaram acima de um porcento. Por outro lado, 31% afirmaram que não votariam em nenhum e 12,29% não souberam responder. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Espontânea

Fátima também lidera quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Ela tem 5.41%. Depois vem Carlos Eduardo (1,94%) e Robinson Faria (1,35%). Os demais não pontuaram acima de um ponto percentual.

Governador Robinson Faria é o mais rejeitado no eleitorado

O governador Robinson Faria lidera a rejeição do eleitorado, indica pesquisa Constult/98. Indagados em quais candidatos não votam de jeito nenhum, 51% dos potiguares apresentaram o nome de Robinson Faria. Atrás dele aparecem Carlos Eduado (11,3%), Fátima Bezerra (11,2%), Geraldo Melo (10,6%), Fábio Dantas (7,8%), Cláudio Santos (7,2%), Tião Couto (6,7%). Os demais nao pontuaram acima de um ponto percentual. 15,6% não souberam responder, e 20,9% rejeitam todos. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Garibaldi e Zenaide seriam senadores se a eleição fosse hoje

Se a eleição fosse hoje, Garibaldi Filho e Zenaide Maia estariam eleitos para o Senado, indica levantamento 98FM/Consult. O senador do PMDB aparece com 21,88% da preferência do eleitorado. Zenaide marca 19,06%. O senador José Agripino tem 13,71%. Quase 82% rejeitam todos os nomes e quase 33% não souberam responder. As estatísticas, nesse caso, somam mais de 100% por se tratar de duas opcões de escolha. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Agripino é o mais rejeitado para voto de senador

O senador José Agripino lidera a rejeição para o voto de senador, aponta levantamento 98FM/Consult. O Democrata é rejeitado por 21,7% dos eleitores. Atrás dele está Garibaldi Filho, com 16,5%. Geraldo Melo (7,8%), Fábio Dantas (6,1%), Carlos Eduardo (5,8%) e Ney Lopes (5,3%) aparecem logo atrás. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

85% desaprovam gestão do governador Robinson Faria

A gestão do governador Robinson Faria é desaprovada por 85% dos potiguares, indica levantamento 98FM/Consult. A pesquisa constatou que apenas 7,59% dos entrevistados aprovam a gestão. Outros 7,24% não têm opinião formada. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Geraldo Melo surpreende com bom desempenho eleitoral

O ex-governador Geraldo Melo, que não tem sido destaque do noticiário político, surpreendeu e apareceu com bom desempenho na pesquisa 98FM/Consult. Melo pontuou bem em cenários para o Governo – aparece em terceiro,.com 7,29% – e não aparece na lista dos mais rejeitados. Mesmo não sendo candidato ao Senado, ainda conseguiu pontuar razoavelmente bem no levantamento para esse cargo, oscilando até 6,8% de intenções de votos.

Reprovação de Michel Temer bate 91% entre potiguares

A gestão do presidente Michel Temer foi desaprovada por 91,53% dos potiguares,  segundo levantamento 98FM/Consult. Os dados ainda indicam que 3,88% aprovam. Quase 5% não souberam responder. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos. Com informações de BG

Ex-procuradora diz que recebia mesada a mando do governador em troca de silêncio sobre corrupção no RN

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Rita das Mercês, ex-procuradora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, diz que ganhava R$ 5 mil por mês para não denunciar a participação de políticos, inclusive o governador Robinson Faria (PSD), em um esquema de corrupção que desviou até R$ 9 milhões dos cofres públicos.

Em ação monitorada pela Polícia Federal e revelada na reportagem do Fantástico, Adelson Freitas dos Reis, que era assessor do governador Robinson Faria, foi flagrado fazendo os pagamentos. O dinheiro que comprava o silêncio de Rita era entregue para o filho dela, Gustavo Villaroel, diz a ex-procuradora.

Este pagamento mensal de R$ 5 mil em troca de silêncio dela sobre corrupção durou entre 2015 e 2017, Rita das Mercês disse ao Ministério Público Federal (MPF).

Vídeo

Em um dos vídeos da ação monitorada pela PF, Rita reclama de seus custos com o advogado. Adelson responde: “Ritinha, mas aquele negócio… Robinson pediu pra você: ‘Diga a ela que não, quem vai pagar sou eu'”.

Depois, Adelson diz: “Você tem o apoio da pessoa mais importante, que é Robinson. Pode ficar tranquila”.

Governador nega

O advogado de Robinson Faria nega que o governador tenha autorizado qualquer conversa de Adelson e Rita das Mercês.

Rita é investigada por desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa entre os anos de 2006 e 2011. Ela foi presa em 2015 e hoje está respondendo em liberdade. Em 2017, ela procurou o MPF para dizer que deputados estaduais e federais, senadores e também o governador teriam se beneficiado do esquema.

robinson2

Rita acusa o hoje governador Robinson Faria de ter recebido pelo menos R$ 100 mil por mês desviados da Assembleia até agosto de 2015, quando foi deflagrada a Operação Dama de Espadas.

Robinson foi presidente da Assembleia entre 2003 e 2010 e vice-governador entre 2011 e 2014, quando se elegeu governador.

A partir das afirmações dela, o MPF realizou a Operação Anteros, que investiga o governador por suspeitas de organização criminosa e obstrução da Justiça.

O governador também é investigado na Operação Lava-Jato, acusado de receber propina da JBS.

TRT-RN: Vigilantes devem manter 70% do efetivo em hospitais públicos

vigidd-1200x545_c

A juíza Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves determinou que o restabelecimento imediato do trabalho dos vigilantes que atuam nos hospitais públicos do Estado, com 70% da força de trabalho lotada em cada unidade de saúde do Estado.

A tutela de urgência foi concedida pela juíza titular da 11ª Vara do Trabalho de Natal,no julgamento de uma Ação Civil Pública, movida pelo Governo do Estado contra o Sindicato dos Vigilantes (Sindsegur).

A greve dos trabalhadores da segurança privada, iniciada há uma semana, atingiu a rede de hospitais públicos mantidos pelo estado.

Com a paralisação dos vigilantes, o funcionamento dos hospitais está comprometido. No Hospital Walfredo Gurgel, o principal do estado, por exemplo, as visitas foram suspensas por falta de segurança.

Em caso de descumprimento da decisão da Justiça do Trabalho, o Sindesegur poderá sofrer multa diária no valor de R$ 50 mil.

Fonte: G1/RN

Secretaria de Infraestrutura realiza mutirão de limpeza e manutenção em ruas da cidade

28056366_436786140073817_1211147733003467117_n

A Secretaria Municipal de Infraestrutura já está com a equipe na rua realizando mutirões de limpeza nos bairros Gilberto Pinheiro e Parque das Pedras. O objetivo é deixar a cidade limpa e preparada para o período chuvoso.

27973743_437181503367614_1476262656080538047_n

Além da limpeza, a secretaria também iniciou a manutenção nas ruas do bairro Alto de Santa Rita. Em virtude das chuvas caídas nos últimos dias, algumas ruas do bairro ficaram intransitáveis. 

Facebook0