Estudo de alternativas de Sistemas Adutores para o Seridó é apresentado em Currais Novos

Reunião Estudo Sistemas Adutores no Seridó 01

A elaboração e estudo de concepção e viabilidade técnica de um projeto de sistemas adutores objetivando a garantia de suprimento de água para consumo humano e atividades produtivas no Seridó foram apresentados na manhã desta terça-feira (14) no auditório da AMSO – Associação dos Municípios da Micro-Região Seridó Oriental, em Currais Novos, com a participação de gestores municipais, representantes de associações, entidades, e órgãos como a ANA – Agência Nacional de Águas, SEMARH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu.

Para o Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, é muito importante a elaboração do projeto para apontar soluções definitivas para a segurança hídrica da região Seridó. “É muito importante esta discussão para que a nossa região possa ter um planejamento e obras importantes que garantam a nossa segurança hídrica”, disse Odon Jr.

De acordo com Tibério Pinheiro, Superintendente de Programas e Projetos da ANA, é necessária uma solução definitiva para o abastecimento do Seridó, e que “o estudo traz algumas soluções e projetos importantes”. O Secretário da SEMARH, Mairton França, destacou a importância do projeto que atenderá a demanda das cidades seridoenses. Dentre os detalhes apresentados pela ENGECORPS, empresa responsável pelo estudo, uma das premissas básicas é que, no futuro, se possam atender as demandas de todas as 24 cidades seridoenses através de uma interligação de sistemas adutores, assim como destinar água para o sistema produtivo regional.

UFRN realiza “Trilhas Potiguares na Comunidade” na zona rural de Currais Novos

Trilhas na Comunidade

Um dos programas de extensão de maior êxito e interação efetiva com a comunidade norte rio-grandense, o “Trilhas Potiguares na Comunidade” realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN está em Currais Novos desde o último dia 29 de julho onde desenvolve diversos projetos na comunidade Totoró e adjacências com a participação de alunos da instituição e comunidade. O Prefeito Odon Jr visitou na tarde desta terça-feira (31) os alunos e a equipe de coordenação, como os professores Marcos Adller, Márcio Vieira e Itamar Nobre e o turismólogo Endel Raul, e agradeceu o empenho de todos na realização do programa. “Agradeço à UFRN por incluírem Currais Novos nesse projeto tão importante de intercâmbio e troca de informações com nossas comunidades rurais”, disse.

Até o próximo sábado, 04 de agosto, alunos de diversos cursos da UFRN estarão desenvolvendo atividades nas áreas da saúde, educação, artes e cultura, comunicação, gestão ambiental e gestão e desenvolvimento regional. Com a parceria importante da Prefeitura Municipal de Currais Novos, o programa tem como objetivos executar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, contribuir para o processo de qualificação social, além de identificar lideranças locais e capacitá-las para serem multiplicadores das ações.

Lua de Sangue nesta sexta vai durar 34 min em SP e 47 min no Rio; veja horários, inclusive, em Natal

31jan2018-a-lua-aparece-entre-predios-em-londres-reino-unido-1517425091586_615x470

Eclipse mais longo do século, a Lua de Sangue terá duração menor no céu brasileiro nesta sexta-feira (27). Em São Paulo, a fase total do fenômeno durará 34 minutos; no Rio, 47 minutos.

Isso porque quando a lua chegar aos céus de nossas cidades (17h39 em São Paulo e 17h26 no Rio), o eclipse já terá começado. A fase total do eclipse acaba às 18h13.

O eclipse total terá visibilidade durante 1 hora e 43 minutos no leste da África e no sudeste da Ásia. No Brasil, uma das maiores durações será no Recife – das 17h15 às 18h13.

Para saber o que será possível ver na sua região, consulte o gráfico abaixo e leve em conta duas informações: que horas a Lua nasce em sua cidade e qual a fase do eclipse estará vigente nesse instante.

Dessa maneira, por exemplo, dá para antever que em São Paulo será possível observar a fase total do eclipse por 34 minutos apenas – das 17h39, quando a Lua nasce, até as 18h13, quando acaba essa etapa do eclipse nessa faixa.

Detran-RN prorroga validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

crlv

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) comunica aos proprietários de veículos com placas finais 5, 6, 7, 8, 9 e 0, que a validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2017 foi prorrogada de acordo com as informações abaixo:

  • Placas Finais 5 e 6: Validade até 30 de novembro de 2018
  • Placas Finais 7, 8, 9 e 0: Validade até 31 de dezembro de 2018

Ainda de acordo com o Detran-RN, a programação das próximas datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) segue de acordo com o seguinte calendário:

  • Placas Finais 7 e 8: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 08 de agosto
  • Placas Finais 9 e 0: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 22 de agosto

O calendário completo com as informações dos vencimentos do Licenciamento, IPVA e Seguro DPVAT pode ser conferido AQUI.

Carteiras de trabalho poderão ser emitidas em agências dos Correios

carteira-de-trabalho-digital2-984x492 (1)

O Ministério do Trabalho e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão firmar, nos próximos dias, acordo de cooperação técnica para emissão da carteira de trabalho e previdência social nas unidades da empresa. Pelo acordo, que foi anunciado nesta segunda-feira, 23, o projeto piloto será implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo.

Segundo o secretário executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar a emissão da carteira de trabalho manual e informatizada e de levar o serviço para mais perto da população. “O propósito da parceria é oferecer um serviço mais ágil e acessível ao trabalhador”, disse Moreira.

De acordo com o ministério, de janeiro a maio deste ano, foram emitidas mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho no país, das quais 580 mil no estado de São Paulo.

O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades ligadas ao Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas pelo país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com cerca de 2,1 mil postos de atendimento.

MP pede intervenção na Caern por despejo de esgoto no Rio Potengi

download (12)

O Ministério Público pediu à Justiça que nomeie um interventor para atuar na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Segundo o MP, a companhia está despejando esgoto sem tratamento no rio Potengi. A Caern ainda não se manifestou sobre o pedido nem sobre as denúncias.

A constatação do crime ambiental veio com os resultados laboratoriais de exames elaborados pela UFRN e pela Funcern, além de vistorias técnicas feitas pelo próprio MP e pelo Idema nas oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.

“Até mesmo na ETE do Baldo, inaugurada em 2011 ao custo de mais de R$ 80 milhões”, foi flagrado em abril deste ano o lançamento de esgoto bruto para o rio sem passar antes pelo sistema de tratamento”, afirma o MP.

Intervenção

No pedido, a 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal requer que o interventor trabalhe na estrutura interna da Caern, com ou sem afastamento dos atuais diretores da Companhia, com poderes para realizar todos os atos destinados à adequação ambiental das Estações de Tratamento de Esgotos. O objetivo do pedido é fazer com que os esgotos coletados sejam tratados com eficiência para encerrar a poluição hídrica do estuário do rio Potengi.

No documento, o MP ainda ressalta que o pedido de intervenção na Caern “revela-se como a única e última alternativa capaz de solucionar o grave problema das ETEs, já que restaram frustradas todas as demais tentativas realizadas na esfera administrativa, na esfera extrajudicial e até mesmo na esfera criminal”.

Para solucionar o problema, o MP firmou, em 2004, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Companhia. Diante do não cumprimento desse TAC, em 2007, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública. Em 2010, a Justiça potiguar sentenciou a Companhia a adequar as ETEs às normas ambientais em até dois anos. Como mais uma vez não houve cumprimento das decisões judiciais, o MPRN denunciou a Caern e presidentes dela por crimes de poluição tendo como base a Lei de Crimes Ambientais. Paralelamente, o Idema expediu várias solicitações de providências à Caern visando a adequações das ETEs.

Hemocentro de Currais Novos sorteia senhas da vaquejada para quem doar sangue

download (1)

A chegada de um período festivo como o que acontece em nossa cidade traz também algumas preocupações. Como forma de aumentar o estoque e garantir o abastecimento, o Hemocentro de Currais Novos sorteará senhas para as festas do Parque da Folia, entre as pessoas que fizerem doação, no período de quinta-feira (12/07) a sábado (14/07).

“Nesse período precisamos estar com o estoque acima do normal, por isso decidimos dar esse incentivo a mais para que os nossos doadores possam comparecer, doar sangue, salvar vidas e curtir a festa da vaquejada”, comentou Josenildo Paes, diretor do hemocentro de Currais Novos.

11160194_958586230831672_423491459_n

 

Tudo pronto para a Festa de Sant´Ana 2018 em Currais Novos

blog-de-sao-vicente-rn-02-07-18

Currais Novos se prepara para vivenciar mais uma edição da Festa de Sant´Ana. Confira a programação oficial da festa que promete ser uma das maiores dos últimos anos.

Dia 16 – Segunda feira

7h – Exposição dos produtos dos agricultores e em praça pública. Festa do agricultor e desfile do agricultor. Missa às 8 horas da manhã em seguida o tradicional desfile do agricultor, com celebração de Pe. Welson.

18h30 – Abertura da Festa de Sant’Ana 2018 com hasteamento das bandeiras de Sant’Ana, Vaticano e de Currais Novos, em seguida missa de abertura da festa de Sant’Ana.

 

Dia 17 – Terça-feira

19h – Primeira novena de Sant’Ana.

Pregador Rogério Cunha – coordenador das Santas Missões Populares.

 

Dia 18 – Quarta-feira

19h – Noite da Paróquia da Imaculada Conceição.

Celebrante Pe. Janilson, pároco da Imaculada Conceição.

 

Dia 19 – Quinta-feira

Terceira novena, noite das madrinhas e jantar de Sant’Ana.

Celebrante  Pe. José Marcos de Tenente Laurentino.

 

Dia 20 – Sexta-feira

Dia do amigo e quarta novena

Celebrante Pe.Welson

 

Dia 21 – Sábado

12h – Feirinha de Sant’Ana.  Abertura ao Meio-dia

19h – Quinta noite de novena

Celebrante  Pe. José Mário de Medeiros de Lagoa nova.

E logo depois primeiro leilão de doces e salgados.

 

Dia 22 – Domingo

Sexta novena com missa – Celebrante  Pe. Marquinhos – Vigário da Paróquia de Sant’Ana. Leilão de doces e salgados.

III Feijoada de Sant’Ana (Ao lado do Tungstênio Hotel).

 

Dia 23 – Segunda-feira

Sétima noite de novena. Celebrante Pe . Tomás Silveira Neto de Natal.

I Noite do Pavilhão de Sant’Ana – Atração: Vicente Neri e Daniel Nogueira

 

Dia 24 – Terça-feira

Oitava noite de novena. Celebrante Pe. Humberto Negreiros de natal.

II Noite de pavilhão de Sant´Ana – Valquíria Santos e Isaque Galvão.

 

Dia 25 – Quarta-feira

Nona noite de novena (Noite das Anas). Celebrante Pe. Estevo de Parelhas.

III Noite de pavilhão de Sant’Ana – Atração: Brasas do forró e Rafael Bezerra

 

Dia 26 – Quinta-feira

Dia de Sant’Ana e São Joaquim. Dia dos curraisnovense de ontem e hoje.

9h30 – Missa solene. Celebrante: Dom Antônio Carlos – Bispo da Diocese de Caicó.

16:30 – Procissão de Sant’Ana, pelas ruas e avenidas de nossa cidade depois da procissão. Missa de encerramento e palavra de agradecimento do Pároco Pe. José Erivan Primo, e do prefeito de Currais novos, Odon Júnior, e anúncio da próxima Festa de Sant’Ana. ( Dia dos

 

 

Doze meninos e técnico são retirados de caverna na Tailândia

Foto Courtesy of Elon Musk via AP

Os quatro meninos e o técnico de futebol deixaram a caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, nesta terça-feira (10), terceiro dia de resgate. De acordo com a Marinha tailandesa, eles passam bem. Oito crianças já tinham sido resgatadas desde o começo das operações no domingo (8).

De acordo com a BBC, houve uma certa demora em transferir os meninos da entrada da caverna para o helicóptero, mas três ambulâncias já deixaram o local.

De acordo com o primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-chau, os meninos receberam ansiolíticos antes de serem levados à superfície, segundo o “The Guardian”. Nos últimos dias, resgatados foram vistos chegar à superfície em macas.

Nos dois primeiros dias de salvamento, oitos crianças foram trazidas para a superfície. Todas estão internadas no hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km da caverna, mas passam bem. Elas estão em quarentena para evitar alguma infecção já que a saúde do grupo ficou fragilizada por um longo período de jejum forçado.

Nesta terça, chove forte na região, o que pode elevar o tempo de resgate do grupo. O objetivo da missão desta terça, segundo um porta-voz oficial do resgate, é trazer à superfície, além dos remanescentes do grupo, um médico e três fuzileiros navais que entraram na cavidade subterrânea para dar assistência ao grupo.

Operação delicada

A operação de resgate é bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras e são de difícil acesso. O grupo precisa atravessar trechos inundados, muito estreitos e com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas. O estado de saúde dos meninos e do técnico também preocupam a equipe de resgate.

Os nomes dos resgatados não foram divulgados nem mesmo para os pais. As autoridades tomaram essa atitude para preservar os pais das crianças que ainda não tinham sido retiradas da caverna. Questões culturais explicam a decisão das autoridades.

Em princípio, o governo anunciou que os 12 meninos, de 11 a 16 anos, e o técnico, de 25 anos, seriam retirados em quatro grupos. O primeiro, com quatro crianças, e depois três grupos de três pessoas. Diante do sucesso do primeiro dia de operação, que aconteceu no domingo (8), quatro pessoas também foram retiradas na segunda (9).

Entre as operações, existe uma pausa para que novos cilindros de oxigênio fossem colocados na cavidade subterrânea e para o descanso dos mergulhadores. Uma equipe de 90 mergulhadores foi mobilizada – 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Mais de 1000 pessoas fazem parte das equipes.

No dia 23 de junho, o time de futebol “Javalis Selvagens” entrou na caverna após um treino e foi surpreendido pelas fortes chuvas, que provocaram a inundação das galerias subterrâneas. O grupo passou nove dias desaparecido até que dois mergulhadores britânicos os localizassem na segunda-feira (2). Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de 4 km da entrada da gruta.

Medo de tempestade

No início, as autoridades estudaram deixar o grupo dentro da caverna até o fim da estação chuvosa – o que significava que eles poderiam ficar presos por até quatro meses. Porém, o bombeamento constante de água para fora da cavidade e a interrupção das fortes chuvas contribuíram para que o nível da água abaixasse, possibilitando o resgate.

A queda no nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes abreviar o resgate.

As equipes começaram a esvaziar o entorno da caverna para a operação de resgate ainda no fim da noite de sábado (7). Os mais de 1000 jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da região.

Casal de empresário realiza feijoada com a presença de Bruninha da Net

68561a77-538c-4125-8687-69634d917a39

O casal de empresários Wilson e Magna Nogueira, da cidade de Lagoa Nova, realiza no próximo domingo, uma feijoada com a presença da sensação da internet, a digital influencer, Bruninha da Net.

“É um momento de confraternização dos amigos. Teremos comida boa, música boa com o show de Diego Pessoa, aquele bate papo agradável e, claro, a sensação do momentos nas redes sociais, a Bruninha da Internet. Convidamos a todos a se fazerem presentes. Vai ser no domingo, às 11h”, convidou o Wilson Nogueira, empresário e organizador.

A Feijoada dos Amigos, acontece no domingo, a partir das 11h, no Sítio Clavinote (Por traz da Chácara Vó Doninha).

Os interessados em adquirir as senhas e os convites devem procurar o organizador do evento, Wilson Nogueira.

Facebook0