COSERN abre inscrições para seleção do Programa de Estágio 2019

Cosern_EdificioSedeNatal(CanindeSoares)

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, abriu nesta 2ª feira (5), as inscrições para o Programa de Estágio 2019. Serão oferecidas aproximadamente 55 vagas para o Rio Grande do Norte e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site do Programa de Estágios: http://epartner.vagas.com.br/v1789027 O link também pode ser acessado num banner no site da Cosern (www.cosern.com.br).

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são: ter a previsão de conclusão do curso até dezembro de 2021 e ter disponibilidade de 20 ou 30 horas semanais – com o máximo de seis horas por dia de estágio. Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios. As primeiras contratações serão feitas em fevereiro de 2019 e as demais oportunidades de estágio surgirão conforme demanda da Cosern ao longo do ano de 2019.

“O estagiário encontrará na Cosern e nas outras empresas do Grupo Neoenergia diversas ferramentas que o auxiliarão no processo de transição entre a vida universitária e a profissional. É uma grande oportunidade para o início de uma carreira de sucesso”, afirma Mirella Ficoni, Gerente de Desenvolvimento e Treinamento do Grupo Neoenergia.

Após solicitação da Prefeitura, CAERN amplia tubulação do esgotamento sanitário em Currais Novos

thumbnail_Obra Saneamento Currais Novos

Solicitação constante da Prefeitura Municipal de Currais Novos à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, a ampliação da tubulação do esgotamento sanitário da Rua Vereador Tomaz Pinheiro, no bairro Antônio Rafael, está enfim sendo realizada e beneficiará centenas de moradores. Na tarde desta segunda-feira (05), o Prefeito Odon Jr e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Lucas Galvão, visitaram a obra e conversaram com os moradores.

“Esta é uma obra que a população solicitava há anos e nós cobramos da CAERN esta ação, que após concluída, trará melhorias para os moradores”, comentou o Prefeito Odon Jr. Todo o trecho que anteriormente tinha obstruções está sendo adequado com a ampliação da tubulação, além da construção de caixas coletoras maiores que as atuais.

Estudo de alternativas de Sistemas Adutores para o Seridó é apresentado em Currais Novos

Reunião Estudo Sistemas Adutores no Seridó 01

A elaboração e estudo de concepção e viabilidade técnica de um projeto de sistemas adutores objetivando a garantia de suprimento de água para consumo humano e atividades produtivas no Seridó foram apresentados na manhã desta terça-feira (14) no auditório da AMSO – Associação dos Municípios da Micro-Região Seridó Oriental, em Currais Novos, com a participação de gestores municipais, representantes de associações, entidades, e órgãos como a ANA – Agência Nacional de Águas, SEMARH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu.

Para o Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, é muito importante a elaboração do projeto para apontar soluções definitivas para a segurança hídrica da região Seridó. “É muito importante esta discussão para que a nossa região possa ter um planejamento e obras importantes que garantam a nossa segurança hídrica”, disse Odon Jr.

De acordo com Tibério Pinheiro, Superintendente de Programas e Projetos da ANA, é necessária uma solução definitiva para o abastecimento do Seridó, e que “o estudo traz algumas soluções e projetos importantes”. O Secretário da SEMARH, Mairton França, destacou a importância do projeto que atenderá a demanda das cidades seridoenses. Dentre os detalhes apresentados pela ENGECORPS, empresa responsável pelo estudo, uma das premissas básicas é que, no futuro, se possam atender as demandas de todas as 24 cidades seridoenses através de uma interligação de sistemas adutores, assim como destinar água para o sistema produtivo regional.

UFRN realiza “Trilhas Potiguares na Comunidade” na zona rural de Currais Novos

Trilhas na Comunidade

Um dos programas de extensão de maior êxito e interação efetiva com a comunidade norte rio-grandense, o “Trilhas Potiguares na Comunidade” realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN está em Currais Novos desde o último dia 29 de julho onde desenvolve diversos projetos na comunidade Totoró e adjacências com a participação de alunos da instituição e comunidade. O Prefeito Odon Jr visitou na tarde desta terça-feira (31) os alunos e a equipe de coordenação, como os professores Marcos Adller, Márcio Vieira e Itamar Nobre e o turismólogo Endel Raul, e agradeceu o empenho de todos na realização do programa. “Agradeço à UFRN por incluírem Currais Novos nesse projeto tão importante de intercâmbio e troca de informações com nossas comunidades rurais”, disse.

Até o próximo sábado, 04 de agosto, alunos de diversos cursos da UFRN estarão desenvolvendo atividades nas áreas da saúde, educação, artes e cultura, comunicação, gestão ambiental e gestão e desenvolvimento regional. Com a parceria importante da Prefeitura Municipal de Currais Novos, o programa tem como objetivos executar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, contribuir para o processo de qualificação social, além de identificar lideranças locais e capacitá-las para serem multiplicadores das ações.

Lua de Sangue nesta sexta vai durar 34 min em SP e 47 min no Rio; veja horários, inclusive, em Natal

31jan2018-a-lua-aparece-entre-predios-em-londres-reino-unido-1517425091586_615x470

Eclipse mais longo do século, a Lua de Sangue terá duração menor no céu brasileiro nesta sexta-feira (27). Em São Paulo, a fase total do fenômeno durará 34 minutos; no Rio, 47 minutos.

Isso porque quando a lua chegar aos céus de nossas cidades (17h39 em São Paulo e 17h26 no Rio), o eclipse já terá começado. A fase total do eclipse acaba às 18h13.

O eclipse total terá visibilidade durante 1 hora e 43 minutos no leste da África e no sudeste da Ásia. No Brasil, uma das maiores durações será no Recife – das 17h15 às 18h13.

Para saber o que será possível ver na sua região, consulte o gráfico abaixo e leve em conta duas informações: que horas a Lua nasce em sua cidade e qual a fase do eclipse estará vigente nesse instante.

Dessa maneira, por exemplo, dá para antever que em São Paulo será possível observar a fase total do eclipse por 34 minutos apenas – das 17h39, quando a Lua nasce, até as 18h13, quando acaba essa etapa do eclipse nessa faixa.

Detran-RN prorroga validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

crlv

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) comunica aos proprietários de veículos com placas finais 5, 6, 7, 8, 9 e 0, que a validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2017 foi prorrogada de acordo com as informações abaixo:

  • Placas Finais 5 e 6: Validade até 30 de novembro de 2018
  • Placas Finais 7, 8, 9 e 0: Validade até 31 de dezembro de 2018

Ainda de acordo com o Detran-RN, a programação das próximas datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) segue de acordo com o seguinte calendário:

  • Placas Finais 7 e 8: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 08 de agosto
  • Placas Finais 9 e 0: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 22 de agosto

O calendário completo com as informações dos vencimentos do Licenciamento, IPVA e Seguro DPVAT pode ser conferido AQUI.

Carteiras de trabalho poderão ser emitidas em agências dos Correios

carteira-de-trabalho-digital2-984x492 (1)

O Ministério do Trabalho e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão firmar, nos próximos dias, acordo de cooperação técnica para emissão da carteira de trabalho e previdência social nas unidades da empresa. Pelo acordo, que foi anunciado nesta segunda-feira, 23, o projeto piloto será implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo.

Segundo o secretário executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar a emissão da carteira de trabalho manual e informatizada e de levar o serviço para mais perto da população. “O propósito da parceria é oferecer um serviço mais ágil e acessível ao trabalhador”, disse Moreira.

De acordo com o ministério, de janeiro a maio deste ano, foram emitidas mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho no país, das quais 580 mil no estado de São Paulo.

O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades ligadas ao Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas pelo país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com cerca de 2,1 mil postos de atendimento.

MP pede intervenção na Caern por despejo de esgoto no Rio Potengi

download (12)

O Ministério Público pediu à Justiça que nomeie um interventor para atuar na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Segundo o MP, a companhia está despejando esgoto sem tratamento no rio Potengi. A Caern ainda não se manifestou sobre o pedido nem sobre as denúncias.

A constatação do crime ambiental veio com os resultados laboratoriais de exames elaborados pela UFRN e pela Funcern, além de vistorias técnicas feitas pelo próprio MP e pelo Idema nas oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.

“Até mesmo na ETE do Baldo, inaugurada em 2011 ao custo de mais de R$ 80 milhões”, foi flagrado em abril deste ano o lançamento de esgoto bruto para o rio sem passar antes pelo sistema de tratamento”, afirma o MP.

Intervenção

No pedido, a 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal requer que o interventor trabalhe na estrutura interna da Caern, com ou sem afastamento dos atuais diretores da Companhia, com poderes para realizar todos os atos destinados à adequação ambiental das Estações de Tratamento de Esgotos. O objetivo do pedido é fazer com que os esgotos coletados sejam tratados com eficiência para encerrar a poluição hídrica do estuário do rio Potengi.

No documento, o MP ainda ressalta que o pedido de intervenção na Caern “revela-se como a única e última alternativa capaz de solucionar o grave problema das ETEs, já que restaram frustradas todas as demais tentativas realizadas na esfera administrativa, na esfera extrajudicial e até mesmo na esfera criminal”.

Para solucionar o problema, o MP firmou, em 2004, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Companhia. Diante do não cumprimento desse TAC, em 2007, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública. Em 2010, a Justiça potiguar sentenciou a Companhia a adequar as ETEs às normas ambientais em até dois anos. Como mais uma vez não houve cumprimento das decisões judiciais, o MPRN denunciou a Caern e presidentes dela por crimes de poluição tendo como base a Lei de Crimes Ambientais. Paralelamente, o Idema expediu várias solicitações de providências à Caern visando a adequações das ETEs.

Hemocentro de Currais Novos sorteia senhas da vaquejada para quem doar sangue

download (1)

A chegada de um período festivo como o que acontece em nossa cidade traz também algumas preocupações. Como forma de aumentar o estoque e garantir o abastecimento, o Hemocentro de Currais Novos sorteará senhas para as festas do Parque da Folia, entre as pessoas que fizerem doação, no período de quinta-feira (12/07) a sábado (14/07).

“Nesse período precisamos estar com o estoque acima do normal, por isso decidimos dar esse incentivo a mais para que os nossos doadores possam comparecer, doar sangue, salvar vidas e curtir a festa da vaquejada”, comentou Josenildo Paes, diretor do hemocentro de Currais Novos.

11160194_958586230831672_423491459_n

 

Tudo pronto para a Festa de Sant´Ana 2018 em Currais Novos

blog-de-sao-vicente-rn-02-07-18

Currais Novos se prepara para vivenciar mais uma edição da Festa de Sant´Ana. Confira a programação oficial da festa que promete ser uma das maiores dos últimos anos.

Dia 16 – Segunda feira

7h – Exposição dos produtos dos agricultores e em praça pública. Festa do agricultor e desfile do agricultor. Missa às 8 horas da manhã em seguida o tradicional desfile do agricultor, com celebração de Pe. Welson.

18h30 – Abertura da Festa de Sant’Ana 2018 com hasteamento das bandeiras de Sant’Ana, Vaticano e de Currais Novos, em seguida missa de abertura da festa de Sant’Ana.

 

Dia 17 – Terça-feira

19h – Primeira novena de Sant’Ana.

Pregador Rogério Cunha – coordenador das Santas Missões Populares.

 

Dia 18 – Quarta-feira

19h – Noite da Paróquia da Imaculada Conceição.

Celebrante Pe. Janilson, pároco da Imaculada Conceição.

 

Dia 19 – Quinta-feira

Terceira novena, noite das madrinhas e jantar de Sant’Ana.

Celebrante  Pe. José Marcos de Tenente Laurentino.

 

Dia 20 – Sexta-feira

Dia do amigo e quarta novena

Celebrante Pe.Welson

 

Dia 21 – Sábado

12h – Feirinha de Sant’Ana.  Abertura ao Meio-dia

19h – Quinta noite de novena

Celebrante  Pe. José Mário de Medeiros de Lagoa nova.

E logo depois primeiro leilão de doces e salgados.

 

Dia 22 – Domingo

Sexta novena com missa – Celebrante  Pe. Marquinhos – Vigário da Paróquia de Sant’Ana. Leilão de doces e salgados.

III Feijoada de Sant’Ana (Ao lado do Tungstênio Hotel).

 

Dia 23 – Segunda-feira

Sétima noite de novena. Celebrante Pe . Tomás Silveira Neto de Natal.

I Noite do Pavilhão de Sant’Ana – Atração: Vicente Neri e Daniel Nogueira

 

Dia 24 – Terça-feira

Oitava noite de novena. Celebrante Pe. Humberto Negreiros de natal.

II Noite de pavilhão de Sant´Ana – Valquíria Santos e Isaque Galvão.

 

Dia 25 – Quarta-feira

Nona noite de novena (Noite das Anas). Celebrante Pe. Estevo de Parelhas.

III Noite de pavilhão de Sant’Ana – Atração: Brasas do forró e Rafael Bezerra

 

Dia 26 – Quinta-feira

Dia de Sant’Ana e São Joaquim. Dia dos curraisnovense de ontem e hoje.

9h30 – Missa solene. Celebrante: Dom Antônio Carlos – Bispo da Diocese de Caicó.

16:30 – Procissão de Sant’Ana, pelas ruas e avenidas de nossa cidade depois da procissão. Missa de encerramento e palavra de agradecimento do Pároco Pe. José Erivan Primo, e do prefeito de Currais novos, Odon Júnior, e anúncio da próxima Festa de Sant’Ana. ( Dia dos

 

 

Facebook0