Crea e CAU apresentam alternativa para aumentar segurança na ponte Newton Navarro

WhatsApp-Image-2019-05-20-at-17.37.04-1024x768

Com o objetivo de aumentar a segurança na ponte Newton Navarro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RN) e o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) apresentaram proposta para tentar coibir o crescente número de suicídios no local. A alternativa conta com a inclusão de vidro temperado com espessura de 4 milímetros, em toda extensão da ponte, como já existe em outras pontes pelo mundo. “A utilização do vidro é comum em várias pontes, mas aqui aproveitaremos a estrutura existente, junto com a inclinação do vidro”, explicou o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (Crea), que faz parte da comissão junto com profissionais do Cau, Alessandro Câmara.

Para a presidente do Crea-RN, a engenheira Ana Adalgisa Dias, a proposta é viável. “O fundamental é partir para a execução, pois o que a sociedade deseja é que esse problema seja resolvido”, afirmou. Ana Adalgisa esclareceu, ainda, que a proposta será apresentada ao Governo do Estado. “Estamos abertos a contribuir, caso apareça outra proposta mais viável. O que mais queremos é uma solução para evitar não só os suicídios, mas proteger as pessoas que trafegam pela Newton Navarro”, declarou.

A proposta surgiu após uma reunião com o deputado federal General Girão que solicitou auxílio do Crea-RN na elaboração de uma alternativa técnica para a questão. O General Araújo Lima, secretário do PSL, participou da coletiva representando o parlamentar.

Segundo o presidente do CAU, Luciano Barros, o autor do projeto atual da Ponte será consultado. “Temos naquele local uma vista panorâmica belíssima de Natal e o autor do projeto precisa ser consultado, assim como o Governo e Prefeitura, mas tudo foi pensado com o intuito de manter a vista e proteger as pessoas”, afirmou.

O pastor Rubens Medeiros que há cerca de um mês está com um grupo de pessoas em um acampamento no local, na tentativa de evitar mais mortes, destacou: “Vocês não sabem a alegria que tive quando soube que iria ser apresentada essa proposta porque, somente no período em que estamos no local, 112 pessoas tentaram tirar a própria vida no local”, disse o pastor.

A ponte Newton Navarro tem 1.782 metros de extensão, 60 metros de altura em seu ponto mais alto, o equivalente a um prédio de 20 andares. De acordo com a proposta apresentada, a ideia é que o vidro seja colocado em toda extensão da ponte. Para a elaboração da proposta, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Alessandro Câmara, explicou que foram analisadas as seguintes questões: ocorrência de suicídios, aproveitamento da estrutura, proporcionar segurança para a população, não obstruir o visual, utilização de material resistente, além de facilidade na manutenção e condições climáticas.

Também estiveram presentes na coletiva a arquiteta e psicóloga Mitia Montenegro, e o vereador Robson Carvalho.

Recuperação do viaduto em Goianinha pauta reunião de Cristiane no DNIT

_EDU2401

Em reunião no DNIT, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) reivindicou do superintendente do órgão, general Daniel de Almeida Dantas, a retomada das obras de recuperação do viaduto sobre a BR-101, em Goianinha, interditado desde junho de 2018.

Na conversa, a deputada entregou ao superintendente do DNIT um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa e enfatizou a importância da recuperação da estrutura para a melhoria do trânsito e acesso à praia da Pipa, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, onde a deputada esteve acompanhada do ex-prefeito de Goianinha, Júnior Rocha, e da assessora parlamentar do mandato, Nira Rocha, o superintendente do órgão informou que os recursos para a obra estão garantidos pelo Governo Federal, mas ainda aguarda uma liberação do departamento jurídico para homologar a convocação da empresa aprovada na última licitação.

“A reunião foi positiva porque pudemos ter uma noção do andamento para iniciar o serviço e do comprometimento do superintendente em realizar a recuperação do viaduto na BR-101”, avaliou Cristiane Dantas.

Passarelas

A parlamentar também cobrou do DNIT a instalação de duas passarelas sobre a BR-101, na área urbana do município de São José de Mipibu. A medida foi determinada através de decisão judicial movida por meio de uma frente popular de moradores da região. Segundo Cristiane, as passarelas irão dar mais segurança na travessia dos pedestres.

PESQUISA: Quase 61% dos Brasileiros não querem armas em casa

download (8)

Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa encomendado pelo portal Diário do Poder e por esta coluna indica que a grande maioria dos brasileiros recusam as facilidades para a posse de armas, de acordo com as medidas recentes anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa mostra que 60,9% dos brasileiros não querem ter arma em casa. Apenas 36,7% dos entrevistados responderam afirmativamente.

Entre as mulheres, o índice de rejeição às armas em casa é o maior da pesquisa: 70,6% não querem nem pensar no assunto. Os homens são os que mais admitem a posse de arma: 47,6% do total de entrevistados gostariam de ter uma em casa. Também é significativa a rejeição à posse de armas entre os mais jovens: 66,9% dos brasileiros entre 16 e 24 anos disseram “não”.

O Paraná Pesquisa entrevistou 2.452 brasileiros, com 16 anos ou mais, dos 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 14 e 18 de maio. Levantamento Paraná Pesquisa/Diário do Poder mostra que quanto maior a escolaridade, maior o desejo de ter armas de fogo em casa. Entre aqueles que têm ensino fundamental, 33,6% disseram querer uma arma em casa; ensino médio, 36,8% e ensino superior, 41,3%.

CLAÚDIO HUMBERTO

Mais de 70% da violência sexual contra crianças ocorre dentro de casa

download (2)

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrados neste sábado (18), pais e crianças de 0 a 14 anos participaram de uma corrida no Parque da Cidade, em Brasília.

 

O evento, que reuniu cerca de 800 pessoas, é uma iniciativa da Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do governo do Distrito Federal. O objetivo é alertar a sociedade sobre esse tipo de crime e envolver a família na prevenção e combate.

 

Dados do Disque 100 mostram que, só no ano passado, foram registradas um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos), mas há denúncias também de exploração sexual (3.675).

 

Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

 

“Há uma cultura dos maus-tratos no país, e a gente precisa implementar a cultura dos bons tratos às crianças e aos adolescentes, os bons tratos em família”, afirma Petrúcia de Melo Andrade, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos. A secretária cita o Estatuto da Criança e do Adolescente para ressaltar a responsabilidade da família nos cuidados dos menores de idade, e pede maior envolvimento.

Trecho da BR-304 é interditado para obra de viaduto nesta quinta (28) na Grande Natal

croqui-desvio-de-trafego-br-304

Parte da BR-304, no trecho conhecido como Reta Tabajara, será interditado por cerca de seis horas a partir das 7h desta quinta-feira (28), informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Norte. O tráfego de veículos será desviado na altura do quilômetro 281, ainda na região metropolitana da capital.

De acordo com o órgão federal, a intervenção é necessária para que seja feita a concretagem do viaduto que vem sendo construído no local, dentro das obras de duplicação da Reta Tabajara.

Após a realização dos serviços, o tráfego voltará ao seu fluxo normal.

Confira a programação de shows e blocos do carnaval de Natal

original_ed2366251eaaa2273f64fabc5fce44a9

Dezenas de blocos vão sair pelas ruas de Natal, em diferentes bairros e regiões, durante o carnaval de 2019. De Ponta Negra ao bairro da Redinha, vai ter festa. Também estão programados shows musicais para os quatro polos carnavalescos. O G1 preparou uma lista com todos os bloquinhos e shows da capital potiguar.

Programação oficial dos blocos e shows:

28 de fevereiro – quinta-feira

  • Banda Independente da Ribeira – Floriano Peixoto – 18h

Show da quinta-feira

Polo Petrópolis

  • Banda Leão de Judá – 19h
  • Sueldo Soares – 20h
  • Banda Independente da Ribeira – 21h
  • Carlinhos Brown – 22h

1 de março – sexta-feira

  • Palco das Marchinhas – Atheneu – 17h30
  • Bode Expiatório – Ponta Negra – 19h
  • Jegue Empacado – Ponto Sete – 17h
  • Piabinha – Rua Pereira Simões – 16h
  • As Guerreiras – Rua Pereira Simões – 19h
  • Carnaval da Semtas – Clube Atlântico – 12h
  • Nazi Vai a Ribeira – Bar do Pedrinho – 18h
  • B 10 – rua dos Painazes – 19h
  • Cheiro do Alecrim – AV. 5 – 18h
  • Praia do Meio Folia – rua do Motor – 17h
  • Carnapetinga – Av. Itapetinga – 19h

Shows da sexta-feira

Polo Ponta Negra

  • Leão Neto – 20h
  • Paralamas do Sucesso – 22h

Palco Rocas

  • Damiana Chaves – 23h

Polo Petrópolis

  • Xaranga do Riso – 17h30
  • 3º Concurso Dosinho de Marchinhas carnavalescas – 19h30
  • Orquestra do Maestro Papão – 21h
  • Quinteto Violado – 22h

Polo Redinha

  • Priscila Braw – 21h
  • Panka de Bakana – 23h

Redinha Palco Cruzeiro

  • Josy Ribeiro – 20h
  • Wagner Buchexa – 22h

Polo Centro Histórico

  • Quarteto Linha – 20h (Beco da Lama)
  • Dodora Cardoso – 21h30 (Beco da Lama)

2 de março – sábado

  • Banda da Praia – Ponta Negra – 11h
  • Suvaco do Careca – Ponta Negra – 16h
  • Cores de Krishna – Samosaria Hare – 15h
  • Troça do Carcará – Redinha – 14h
  • Vice e Versa – Redinha – 16h30
  • Tô Dentro da Terceira Idade – rua São João de Deus – 17h
  • Cabeça de Galo – rua Mestre Lucarino – 16h
  • Pinto Pelado – EE Izabel Gondim – 20h
  • Zé Reeira – Centro Histórico – 14h
  • Psyu – Av. Presidente Sarmento – 16h
  • Nazaré Folia – Nazaré – 15h
  • Big Ryder – Mãe Luíza – 18h
 

Shows do sábado

Polo Ponta Negra

  • Luizinho Nobre – 20h
  • Ricardo Chaves 22h

Polo Zona Oeste

  • Frevo Xico – 16h
  • Circuito Musical – 17h30
  • Don Cardoso e Seus Metais – 19h
  • Cavaleiros do Forró – 21h30

Polo Petrópolis

  • Arquivo Vivo – 20h
  • Casuarina – 22h

Polo Redinha

  • Alphorria – 22h
  • Cavaleiros do Forró 00h

Redinha Palco Cruzeiro

  • Litto Lins – 21h
  • Família Pádua – 22h

Polo Centro Histórico

  • Ana Tomaz – 20h (Beco da Lama)
  • Carlos Zens – 21h30 (Beco da Lama)

3 de março – domingo

  • Submarino Amarelo – Floriano Peixoto – 18h
  • Suvaco do Careca – Ponta Negra – 16h
  • Baiacú Astral e Turma do Mar – Ponta Negra – 16h
  • Se Brincar em Pego – Ponta Negra – 16h
  • As Raparigas – Redinha – 12h
  • Sem Preconceito eu Vou – Redinha – 16h
  • Banda do Siri – Redinha – 16h
  • As Kengas – Centro Histórico – 15h30 e 22h

Shows do domingo

Ponta Negra

  • Dusouto – 20h
  • Titãs – 22h

Polo Petrópolis

  • Banda Submarino Amarelo – 20h
  • Roberta Sá – 22h

Polo Redinha

  • Camila Sant’Anna – 21h
  • Grafith – 23h

Redinha Palco Cruzeiro

  • Gabriel Ciríaco – 21h
  • Yrahn Barreto – 22h

Polo Centro Histórico

  • Laryssa Costa – 16h (Palco Praça 7 de setembro)
  • Sidney Magal – 21h (Palco Praça 7 de setembro)

4 de março – segunda-feira

  • Petrópolis Folia – Petrópolis – 18h
  • Bode Expiatório – Ponta Negra – 15h
  • A Ponta – Ponta Negra – 17h
  • As Raparigas – Redinha – 12h
  • Os Bengalados – Redinha – 12h
  • Filhos de Zâmbi – Redinha – 16h
  • Galo da Praia – Redinha – 16h
  • Maria Bonita – Rua Pereira Simões – 16h30
  • Os Grávidos – Rua do Areal – 16h
  • Fuleragem Carnavalesca do Abayomi – rua Ezequias Pegado – 16h30

Shows da segunda-feira

Ponta Negra

  • Banda Dubê – 20h
  • Alexandre Pires – 22h
 

Polo Petrópolis

  • Fábrica Kids – 16h
  • Rodolfo Amaral – 20h
  • Antônio Nóbrega – 22h

Polo Redinha

  • Aduílio Mendes – 21h
  • Iggor Dantas – 23h

Redinha Palco Cruzeiro

  1. Canguleiros – 21h
  2. Banda Velhos Carnavais – 22h

5 de março – terça-feira

  • Muitos Carnavais – 18h
  • Baiacú Astral e Turma do Mar – Ponta Negra – 17h
  • Os Cão – Redinha – 1030
  • Banda do Siri – Redinha – 16h
  • Do Seu Boga – Redinha – 15h30
  • Banda Carcará – Travessa Pereira Simões – 18h
  • Q`Fuxico – Rocas – 16h
  • Galo dos Perturbados – Bar do Naldo – 16 h

Shows da terça-feira

Polo Ponta Negra

  • Pedro Lucas – 20h
  • Margareth Menezes – 22h

Polo Petrópolis

  • Jaine Elne – 18h
  • Soanata – 20h
  • Monobloco 22h

Polo Redinha

  • Orquestra Greiosa – 21h
  • Sueldo Soares – 22h
  • Silvério Pessoa – 00h

Redinha Palco Cruzeiro

  • Batukedô – 21h
  • Ivan Monte – 22h

06 de março – quarta-feira

  • Baiacú na Vara – Redinha – 9h

FEMINICÍDIO MARCA FALA DE ISOLDA DANTAS NO PLENÁRIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

296a5ec1725be5d78351771a93923c5c

Um total de 27% da população feminina sofreu algum tipo de agressão nos últimos 2 anosO dado foi apresentado pela deputada Isolda Dantas (PT) na manhã desta quarta-feira (27) em sessão na Assembleia Legislativa. A proximidade com o Dia Internacional da Mulher pautou o discurso da parlamentar que chamou atenção para a gravidade deste cenário no Brasil e apresentou ações com objetivo de contribuir para a igualdade de gêneros.

“Muitas pessoas interpretam a data de forma errônea, preocupando-se apenas em entregar flores ou dar parabéns, quando queremos respeito. Números mostram que, mesmo sendo 52% da população, ganhamos em média, apenas 70% do salário dos homens. Dados impressionantes também quando comparamos os anos de escolaridade”, destacou. Segundo dados apresentados por Isolda Dantas, quanto maior o grau de escolaridade em relação aos homens, maior a diferença salarial registrada.

Os dados, frisa a deputada, são ainda mais alarmantes quando o tema é violência contra a mulher. “A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Isso se traduz numa sociedade que olha as mulheres como objetos, coisas para satisfazer desejos ou loucuras sexuais. O tema da violência traduz o tamanho da sociedade machista que vivemos”, disse.

Com o objetivo de contribuir para a igualdade de gêneros a parlamentar citou dois projetos apresentados na Casa. O primeiro é a criação do Dossiê da Mulher Potiguar. “O Estado, com apoio de suas secretarias, faz a apresentação de um dossiê com números de violência, acesso a saúde, educação, titularidade de terra, renda e outros dados com o objetivo de termos acesso aos dados negativos, mas também aos positivos em relação às mulheres”, explicou.

O segundo projeto institui o 15 de julho como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. “Nesse dia fazemos referência ao feminicídio que aconteceu em Itajá, quando cinco mulheres foram assassinadas só por serem mulheres”, argumentou. Em aparte, a deputada Cristiane Dantas (PPL) falou sobre a necessidade de unir forças. “Precisamos nos unir para fortalecer e defender políticas públicas e enfrentar essa temática”, disse.

No horário das lideranças a deputada convidou os parlamentares para participarem da audiência pública que tratará do impacto da previdência na vida das mulheres, agendada para o dia 11 de março, às 14h30. “Temos a obrigação de dialogar com a sociedade eu lamento muito essa proposta”, finalizou.

TJRN define lista tríplice para vaga da categoria Advogado no TRE

TJRN-1

Os desembargadores do Tribunal de Justiça escolheram de forma unânime, acompanhando o voto do presidente da Corte, desembargador João Rebouças, os nomes dos advogados que compõem a lista tríplice para a vaga na categoria Advogados para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), após a conclusão do segundo biênio do juiz Luís Gustavo Alves Smith. A definição final sobre o nome que irá ocupar a vaga caberá ao presidente da República, após encaminhamento a ser feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A lista ficou definida da seguinte forma: 1º) Fabrízio Antônio Feliciano; 2º) Adriana Magalhães Faustino Ferreira e 3º) Edmar Moura Vieira. Além desses profissionais do direito, o advogado Fernando Araújo Jales foi indicado para ocupar a vaga de Membro Substituto do Pleno do TRE potiguar, anteriormente referente ao advogado Wlademir Soares Capistrano.

Vale destacar que um dos membros é filiado ao PPS, o que fere diretamente a resolução n° 23.517/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do advogado Fabrizio Antônio de Araújo Feliciano, membro da legenda citada desde 20 de agosto de 1999, conforme atesta o Sistema de Filiação Partidária da Justiça Eleitoral brasileira.

Relembre- Polêmica à vista: candidato inscrito para vaga de juiz do TRE-RN é filiado ao PPS

A escolha ocorreu durante a sessão ordinária do Pleno do TJRN, desta quarta-feira (27), na parte administrativa. O desembargador João Rebouças destacou a capacidade profissional de todos os candidatos à lista tríplice, acrescentando o sentimento no Tribunal de que todos são excelentes expoentes da advocacia, o que eleva a importância e o nível da escolha realizada pelos desembargadores.

O desembargador Cláudio Santos salientou o fato de que a advocacia esta de predispondo a assumir a magistratura na área eleitoral, observando o grande interesse dos profissionais deste segmento em ocupar a vaga no TRE/RN. Para ele, todos os postulantes têm condições de exercer esta atribuição com destacada competência.

Doze advogados requereram inscrição para o preenchimento da vaga para Membro Suplente do TRE/RN, são eles:

Dijosete Veríssimo da Costa Júnior

Diogo Pignataro de Oliveira

Edmar Eduardo de Moura Vieira

Edson Gutemberg de Sousa

Fernando de Araújo Jales Costa

Gleibson Lima de Paiva

Hivyelle Rosane Brandão Cruz de Oliveira

Iremar Marcos da Costa

Marcelo Galvão de Castro

Paulo Henrique Marques Souto

Roberta Daniele da Costa Silva

Romy Christine Nunes Sarmento da Costa

Fonte: Blog do BG

Confira o funcionamento do Sistema de Trens Urbanos de Natal no Carnaval 2019

CBTU-Divulgação-By-George-Antony

Confira o cronograma completo de funcionamento dos Trens Urbanos de Natal durante o Carnaval:

01/03 – Sexta – Haverá trens para as linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim), onde o primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 5h20min e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 18h40min. Na Linha Sul, o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 5h40min e o último sai de Natal com destino a Parnamirim às 18h45min.

02/03 – Sábado – Haverá trens para as linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim), onde o primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 5h20min e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 15h36min. Na Linha Sul, o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 5h40min e o último de Natal para Parnamirim sai às 14h.

03 a 05/03 – O sistema não funcionará;

06/03 – Quarta – O sistema funcionará a partir das 11h50min na linha sul, com viagem partindo de Natal para Parnamirim e das 12h40min na linha norte, com viagem partindo de Natal para Ceará-Mirim.

07/03 – Quinta – O sistema volta a operar normalmente a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

COSERN abre inscrições para seleção do Programa de Estágio 2019

Cosern_EdificioSedeNatal(CanindeSoares)

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, abriu nesta 2ª feira (5), as inscrições para o Programa de Estágio 2019. Serão oferecidas aproximadamente 55 vagas para o Rio Grande do Norte e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no site do Programa de Estágios: http://epartner.vagas.com.br/v1789027 O link também pode ser acessado num banner no site da Cosern (www.cosern.com.br).

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são: ter a previsão de conclusão do curso até dezembro de 2021 e ter disponibilidade de 20 ou 30 horas semanais – com o máximo de seis horas por dia de estágio. Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios. As primeiras contratações serão feitas em fevereiro de 2019 e as demais oportunidades de estágio surgirão conforme demanda da Cosern ao longo do ano de 2019.

“O estagiário encontrará na Cosern e nas outras empresas do Grupo Neoenergia diversas ferramentas que o auxiliarão no processo de transição entre a vida universitária e a profissional. É uma grande oportunidade para o início de uma carreira de sucesso”, afirma Mirella Ficoni, Gerente de Desenvolvimento e Treinamento do Grupo Neoenergia.

Facebook0